O
sistema de carregamento armazena energia para o funcionamento do
relógio. Isto é feito através da mola de corda. Esta é enrolada e
a energia fica armazenada. Ao ser desenrolada ela transmite a energia
que faz o relógio funcionar.
Abaixo
temos uma figura com várias molas de corda.
Aqui
temos uma mola de corda em seu alojamento no tambor.
A
mola de corda enrola para uma única direção. Assim, há
necessidade de um sistema que execute esta operação. Em relógios à
corda isto é feito quando damos corda no relógio. Nos relógios
automáticos isto é feito pelo sistema de carregamento automático.
Normalmente
o sistema de carregamento automático possui um rotor, um peso, que
gira e enrola a mola de corda. Quando usamos o relógio no pulso e
nos movimentamos o rotor gira dentro do relógio carregando a mola de
corda. É por isso que quando não usamos um relógio automático por
algum tempo ele descarrega.
Abaixo
vemos o rotor destacado por uma seta amarela e pela pinça.
Porém,
o rotor pode girar em dois sentidos mas a mola de corda enrola
somente em um sentido. Assim, é necessário que o movimento do rotor
seja convertido para uma única direção: a direção que enrola a
mola de corda.
Existem
vários sistemas que executam esta tarefa. O movimento Seiko 7S26
utiliza o sistema conhecido como “Magic Lever”, em tradução
livre seria “Alavanca Mágica”.
Este
sistema foi muito bem projetado. Ele é muito eficiente e utiliza um
rotor mais leve que opera perfeitamente por muitos anos com pouca
manutenção. Este sistema é muito superior a vários outros
sistemas de carregamento automático.
Abaixo
temos outra foto do movimento 7S26 destacando as seguintes partes:
-
ponte do balanço (balance cock)
-
primeira engrenagem de redução (first reduction wheel)
-
rotor (oscillating weight)
Ao
desmontar este sistema a primeira coisa a fazer é observar o
alinhamento do rotor e da engrenagem de redução. O rotor deve ser
instalado de maneira correta para que o sistema funcione
perfeitamente. A marca de alinhamento é o círculo amarelo na ponte
do balanço, marcado na foto abaixo como A. A ponta do rotor está
marcada como B. O círculo na engrenagem de redução está marcado
como C. Os três componentes devem estar alinhados como na foto.
Para
remover o rotor afrouxe o parafuso grande no centro (rotor screw).
Aqui
temos outra foto do rotor com destaque para o rolamento central (ball
bearing).
Embaixo
do rotor temos o sistema “Magic Lever”. Ele consiste de três
componentes:
-
a primeira engrenagem de redução (first reduction wheel)
-
as alavancas (pawl levers)
-
a segunda engrenagem de redução (second reduction wheel)
O
movimento do rotor é transmitido diretamente para a primeira
engrenagem de redução, então esta também gira em ambas as
direções. As alavancas são acopladas embaixo da primeira
engrenagem e movem-se linearmente puxando e empurrando a segunda
engrenagem de redução.
Como
a “mágica” funciona? Observe …......
Quando
a primeira engrenagem gira no sentido horário:
De
0 a 180 graus a alavanca da esquerda empurra (push) a segunda
engrenagem enquanto a alavanca da direita está travada.
De
180 a 360 graus a alavanca da direita puxa (pull) a segunda
engrenagem enquanto a alavanca da esquerda está travada.
Observem
que durante todo o giro da primeira engrenagem no sentido horário a segunda engrenagem gira
no mesmo sentido.
Agora
vejamos quando a primeira engrenagem gira no sentido anti-horário:
De
0 a 180 graus a alavanca da esquerda empurra (push) a segunda
engrenagem enquanto a alavanca da direita está travada.
De
180 a 360 graus a alavanca da direita puxa (pull) a segunda
engrenagem enquanto a alavanca da esquerda está travada.
Mais
uma vez, durante todo o giro da primeira engrenagem a segunda
engrenagem girou no mesmo sentido.
Então
veja que independente da primeira engrenagem girar no sentido horário
ou anti-horário a segunda engrenagem sempre gira no mesmo sentido.
A
segunda engrenagem de redução transmite o movimento para a roda de
carga do tambor.
Um
detalhe muito importante da segunda engrenagem de redução é que
seu parafuso de fixação, este com três fendas, possui rosca
inversa. Assim, para afrouxar este parafuso gire a chave no sentido
horário e para apertar gire no sentido anti-horário.
Fontes:
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