segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Seiko 7S26 – sistema de carregamento


O sistema de carregamento armazena energia para o funcionamento do relógio. Isto é feito através da mola de corda. Esta é enrolada e a energia fica armazenada. Ao ser desenrolada ela transmite a energia que faz o relógio funcionar.

Abaixo temos uma figura com várias molas de corda.



Aqui temos uma mola de corda em seu alojamento no tambor.
 

A mola de corda enrola para uma única direção. Assim, há necessidade de um sistema que execute esta operação. Em relógios à corda isto é feito quando damos corda no relógio. Nos relógios automáticos isto é feito pelo sistema de carregamento automático.

Normalmente o sistema de carregamento automático possui um rotor, um peso, que gira e enrola a mola de corda. Quando usamos o relógio no pulso e nos movimentamos o rotor gira dentro do relógio carregando a mola de corda. É por isso que quando não usamos um relógio automático por algum tempo ele descarrega.

Abaixo vemos o rotor destacado por uma seta amarela e pela pinça.
 


Porém, o rotor pode girar em dois sentidos mas a mola de corda enrola somente em um sentido. Assim, é necessário que o movimento do rotor seja convertido para uma única direção: a direção que enrola a mola de corda.

Existem vários sistemas que executam esta tarefa. O movimento Seiko 7S26 utiliza o sistema conhecido como “Magic Lever”, em tradução livre seria “Alavanca Mágica”.

Este sistema foi muito bem projetado. Ele é muito eficiente e utiliza um rotor mais leve que opera perfeitamente por muitos anos com pouca manutenção. Este sistema é muito superior a vários outros sistemas de carregamento automático.

Abaixo temos outra foto do movimento 7S26 destacando as seguintes partes:

- ponte do balanço (balance cock)
- primeira engrenagem de redução (first reduction wheel)
- rotor (oscillating weight)
 


Ao desmontar este sistema a primeira coisa a fazer é observar o alinhamento do rotor e da engrenagem de redução. O rotor deve ser instalado de maneira correta para que o sistema funcione perfeitamente. A marca de alinhamento é o círculo amarelo na ponte do balanço, marcado na foto abaixo como A. A ponta do rotor está marcada como B. O círculo na engrenagem de redução está marcado como C. Os três componentes devem estar alinhados como na foto.
 

Para remover o rotor afrouxe o parafuso grande no centro (rotor screw).


Aqui temos outra foto do rotor com destaque para o rolamento central (ball bearing).
 

Embaixo do rotor temos o sistema “Magic Lever”. Ele consiste de três componentes:

- a primeira engrenagem de redução (first reduction wheel)
- as alavancas (pawl levers)
- a segunda engrenagem de redução (second reduction wheel)

O movimento do rotor é transmitido diretamente para a primeira engrenagem de redução, então esta também gira em ambas as direções. As alavancas são acopladas embaixo da primeira engrenagem e movem-se linearmente puxando e empurrando a segunda engrenagem de redução.
 


Como a “mágica” funciona? Observe …......

Quando a primeira engrenagem gira no sentido horário:
 


De 0 a 180 graus a alavanca da esquerda empurra (push) a segunda engrenagem enquanto a alavanca da direita está travada.

De 180 a 360 graus a alavanca da direita puxa (pull) a segunda engrenagem enquanto a alavanca da esquerda está travada.

Observem que durante todo o giro da primeira engrenagem no sentido horário a segunda engrenagem gira no mesmo sentido.


Agora vejamos quando a primeira engrenagem gira no sentido anti-horário:
 


 
De 0 a 180 graus a alavanca da esquerda empurra (push) a segunda engrenagem enquanto a alavanca da direita está travada.

De 180 a 360 graus a alavanca da direita puxa (pull) a segunda engrenagem enquanto a alavanca da esquerda está travada.

Mais uma vez, durante todo o giro da primeira engrenagem a segunda engrenagem girou no mesmo sentido.

Então veja que independente da primeira engrenagem girar no sentido horário ou anti-horário a segunda engrenagem sempre gira no mesmo sentido.

A segunda engrenagem de redução transmite o movimento para a roda de carga do tambor.

Um detalhe muito importante da segunda engrenagem de redução é que seu parafuso de fixação, este com três fendas, possui rosca inversa. Assim, para afrouxar este parafuso gire a chave no sentido horário e para apertar gire no sentido anti-horário.





Fontes:





 

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