terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Lubrificação


Objetivo da lubrificação: diminuir ao máximo a fricção entre as peças em movimento.

A ação da película de óleo ou graxa formada impede o contato direto das peças, o que reduz a perda de energia (devido a fricção) e o desgaste, aumentado o rendimento mecânico.


Ferramentas necessárias

Porta óleo

 


Pinga óleo




Pinga-óleo automático – com depósito de óleo. Indicado para as pedras com contra-pivôs







 
Lubrificação

Antes da lubrificação deve ser feita uma limpeza das peças. O ideal é que seja feita em lavadora apropriada.

A âncora deverá ser limpa com benzina retificada

O balanço ficará na sua ponte, parafusado na platina. Serão retirados os antichoques.

O tambor de corda não deve ser colocado na lavadora.

O mostrador, ponteiros e indicadores do calendário também não devem ser colocados na lavadora.


 
Canhão de minutos (chaussée)

Pingar graxa a dois terços de sua altura.



Árvore do tambor de corda

Pingar graxa nos contatos com o tambor, a platina e a ponte.
 



Rodas

Encher os depósitos até a metade, no máximo, dois terços (2/3).

É preferível lubrificar com o movimento desmontado, o que permite ao óleo formar gotas regulares ao redor dos pivôs.

Os pivôs do eixo da âncora não se lubrificam.



Rubis e contrapivôs

a) Introduzir o óleo na depressão do rubi


b) Com uma ponta de aço muito fina fazer com que o óleo se desloque para o contrapivô.
 


Incabloc

a) Liberar a mola de lira e soltar as pedras. Limpar as pedras.



Depois da limpeza lubrificar, para isso:


b) Depositar uma gota de óleo no contrapivô

 
 
c) Remontar o contrapivô no antichoque, prender com a mola de lira.


 
Escape

Depositar uma gota de óleo no rubi de saída da âncora, fazer passar cinco dentes da roda de escape e novamente depositar uma gota de óleo no rubi de saída. Fazer isto até que tenham passado todos os dentes da roda de escape.

 
Não se deposita óleo no rubi de entrada porque o primeiro dente da roda de escape levará mais óleo que os demais. Como este dente passa perto do corpo da âncora há o risco deste excesso de óleo passar para a âncora e para seu pivô, podendo causar a parada da máquina.


Fontes:





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