Movimento utilizado:
Unitas 6497
Durante a
desmontagem preste atenção na posição das peças. Se for o caso
faça anotações ou desenhos.
A primeira coisa a
fazer é liberar a força da mola de corda. Para isso gire um pouco a
coroa como se fosse dar corda, prenda a mesma entre os dedos e com um
a pinça segure a catraca (click) que trava a roda de carga do
tambor.
Vá liberando a
coroa suavemente até que a mola de corda perca toda sua força.
Desparafuse a ponte
do balanço e retire o balanço. Cuidado para ele não
enganchar em nada e danificar sua mola.
Desparafuse e retire
a ponte da âncora.
Retire a âncora. Se
você liberou a força da mola de corda não haverá
problema nenhum.
Desparafuse e retire
a ponte de rodagem.
Retire nesta ordem:
a roda de escape, a quarta roda (dos segundos) e a terceira roda
(intermediária).
Desparafuse e retire
a roda de carga do tambor.
Desparafuse e retire
a catraca e sua mola que está embaixo (cuidado
peça pequena).
Desparafuse e retire
a roda de carga da coroa e uma pequena arruela que há em seu centro.
ATENÇÃO:
esta roda tem ROSCA INVERSA.
APERTA
PARA A ESQUERDA
AFROUXA
PARA A DIREITA.
Vire o movimento e
retire a roda das horas e o canhão dos minutos (chaussée).
Vire o movimento,
desparafuse e retire a ponte da corda (ponte do tambor).
Retire a roda de
centro.
Retire o tambor de
corda.
Vire o movimento, desparafuse e retire a mola do tirete.
Retire as rodas intermediárias (rodas menores ao lado da roda dos minutos) e a
roda
dos minutos.
Para remover a mola
da báscula cubra-a com algo pois a mesma
está sob
tensão e pode voar longe.
Retire a báscula.
Vire o movimento e
desparafuse o tirete. Este cairá pelo outro lado.
Retire a tige. O
pinhão de transmissão macho (coulant) e o pinhão de transmissão
fêmea vão cair.
Recolocar a ponte do balanço e retirar o incabloc.
Pelo outro lado do movimento retire o outro incabloc.
Se o relógio não for antigo abra a tampa do tambor de corda com uma pequena pressão no seu eixo, retire a árvore e deixe a mola no tambor.
Para relógios
antigos ou automáticos é necessário retirar a mola do tambor de
corda para substituição ou, no caso de automáticos, para
lubrificação da parede do tambor.
O movimento está
pronto para a limpeza.
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